para que serve a vitamina d3

Saiba qual a diferença entre vitamina D e D3 e sua importância para o nosso corpo 

Uma das mais conhecidas é a vitamina D. Esse nutriente está sempre associado ao sol. Mas você conhece a vitamina D3? Essa é uma das formas da vitamina D. Conheça tudo sobre ela! 

Vitamina D ou vitamina D3? 

Para começar, você sabe qual é a diferença entre vitamina D e vitamina D3? 

A diferença está na forma, já que a vitamina D3 é uma forma da vitamina D. Ou seja, é um tipo de nutriente que serve como fonte de outro, a vitamina D.  

Vitamina D 

Esse é o nome dado para o grupo de vitaminas lipossolúveis essenciais para o funcionamento do nosso corpo. 

As vitaminas D estão ligadas a diversos efeitos biológicos, como a absorção de cálcio, magnésio e fosfato. Nos seres humanos, as duas principais formas são a vitamina D2 e vitamina D3. 

Vitamina D2 

A Vitamina D2, também conhecida como ergocalciferol, é obtida por meio da ação dos raios de sol (UVB) em plantas e fungos.  

Ela também é um tipo de vitamina D, e, portanto, conta com funções semelhantes à D3. No entanto, a D3 é sintetizada diretamente na nossa pele – por isso é mais importante para nós. 

Vitamina D3 

A vitamina D3, como adiantado, é a forma mais comum de vitamina D produzida pelo nosso organismo. Nós a sintetizamos por meio da exposição da pele aos raios UVB da luz solar. 

Também conhecida como colecalciferol, esse nutriente não é só produzido por nós, já que está presente também nos alimentos que comemos. 

Alimentos com vitamina D3 

  • Carnes 
  • Salmão 
  • Sardinha 
  • Ovos 
  • Leite 
  • Fígado 
  • Queijos 
  • Cogumelos 

Para que serve a vitamina D3? 

Essa vitamina é responsável por regular a concentração de cálcio no corpo, servindo como um facilitador para a absorção desse mineral. 

Sendo assim, essa vitamina está diretamente ligada à saúde dos ossos e dentes. 

A D3 também estimula a absorção de fosfato e magnésio, o que a torna uma importante aliada para o nosso metabolismo. 

Liberação de insulina, reforço do sistema imunológico, auxílio no controle das funções cardíacas e melhora na circulação são só alguns dos benefícios desse poderoso nutriente. 

Como medir o nível de vitamina D3? 

O exame de sangue é suficiente para medir a concentração de D3 no sangue. Os níveis normais utilizados são: 

  • População saudável abaixo de 60 anos: nível superior a 20ng/mL. 
  • População acima de 60 anos ou grupo de risco: de 30 a 60 ng/mL. 

Fazem parte do grupo de risco gestantes, lactantes, pacientes com restrição à exposição solar, entre outros. Consulte um médico. 

Suplementação de vitamina D3 

É comum, por diversos fatores de risco, que a quantidade de vitamina D3 no corpo seja insuficiente, até mesmo para quem come alimentos com D3 e toma sol. 

Para corrigir esses problemas, existem os suplementos com vitamina D3, como o D3 Max da Doctor’s First. 

A suplementação serve como uma forma de reposição, ou seja, um meio de atingir a dose adequada de vitamina D3 no organismo. Mas atenção: o uso do suplemento não dispensa o sol e a boa alimentação. 

Faça exames regularmente e, caso esteja com deficiência na D3, consulte um médico antes de começar a se suplementar. 

E aí, tirou as dúvidas? Aproveite e acesse o site da Doctor’s First. Temos à disposição suplementos completos feitos para manter sua saúde em dia.