Conheça mais sobre esse distúrbio e seus sintomas. Confira também dicas e formas de controlar a crise
Nos últimos anos, a sociedade em geral está mais atenta à importância da saúde mental, que merece cuidados assim como a saúde do corpo. Inclusive, os sintomas dos distúrbios mentais podem, também, ter efeitos físicos – é o caso da crise de ansiedade. Saiba tudo sobre essa situação e como evitá-la!
O que é ansiedade?
Vamos começar do começo. Você sabe o que é a ansiedade?
Embora seja um nome para uma sensação comum de medo ou insegurança frente a uma situação ameaçadora ou diferente, aqui estamos falando da ansiedade como um termo para distúrbios relacionados à saúde mental.
Esse um tipo de ansiedade constante, persistindo além de situações estressantes, que geram medo e insegurança, é também chamado de transtorno de ansiedade.
É a partir desse tipo que podem aparecer as crises de ansiedade.
O que é a crise de ansiedade?
A crise de ansiedade é uma situação de ápice do transtorno de ansiedade, em que o corpo e a mente sofrem um tipo de “curto-circuito”.
Nesse processo, o organismo libera noradrenalina e adrenalina, que vão provocar os sintomas da crise de ansiedade.
Sintomas
Os principais sintomas da crise de ansiedade são:
- Tremor;
- Suor;
- Falta de ar;
- Palpitação ou coração acelerado;
- Sensação de desmaio;
- Náusea;
- Formigamento;
- Dor no peito;
- Medo de perder o controle.
Como evitar crise de ansiedade?
Não existe uma resposta simples para essa pergunta. Quando a situação do transtorno de ansiedade está ao ponto de chegar à crise, pode ser difícil evitar que aconteça.
Por isso, o ideal é começar tratando a ansiedade desde o início.
1. Tratamento psicológico
A crise de ansiedade acontece quando já estamos sofrendo de transtorno de ansiedade. Por isso, é importante tratar esse problema pela raiz, e a melhor forma é com a terapia.
Procure um psicólogo e/ou psiquiatra inicie os atendimentos. Pode relaxar, o profissional irá respeitar suas particularidades e te ajudar da melhor forma.
2. Medicamentos
Caso você tenha receita e recomendação por parte de um médico psiquiatra, utilize os medicamentos para diminuir os sintomas e evitar as crises de ansiedade.
3. Dicas para controle da crise de ansiedade
Se a crise está acontecendo, o que pode ser feito são exercícios com a intenção de controlar a crise.
Algumas dicas são recomendadas, como desviar a atenção dos sintomas. Isso quer dizer evitar se preocupar com os sintomas que estão aparecendo, procurar não pensar muito nos sintomas.
Focar na respiração é outra boa dica, sempre tentando respirar lentamente, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca.
Outras técnicas para distração envolvem contar de 1 a 10, cantar, fazer listas – tudo para ocupar e acalmar a mente.
Lembre-se, antes de seguir essas dicas, você deve sempre confirmar com um médico que conheça de perto a sua situação se essas medidas são de fato efetivas para o seu caso.
Já sabia todas essas informações? Compartilhe esse conteúdo e leve a informação para frente.
Acesse o blog da Doctor’s First para mais textos que vão te ajudar a cuidar de você e dos seus.