tratamento de osteoporose na coluna

Esta condição óssea pode ser a causa de dores agudas na coluna. Saiba como diagnosticar e tratar 

Um dos problemas mais comuns que acometem os nossos ossos é a osteoporose. Essa condição aparece em diversas partes do corpo, e hoje vamos falar sobre a osteoporose na coluna. 

O que é osteoporose? 

A osteoporose é uma condição metabólica que afeta os ossos, tornando-os mais propensos a fraturas. É uma doença associada ao envelhecimento.  

A renovação dos nossos ossos acontece o tempo todo, pela ação de duas células: os osteoclastos absorvem minerais e criam cavidades no tecido ósseo; e os osteoblastos preenchem as cavidades, produzindo novos ossos. 

A osteoporose acontece quando, depois dos 40 anos, há um desequilíbrio no trabalho dessas células. Dessa forma, as cavidades aumentam e os osteoblastos não conseguem preenchê-las. 

Osteoporose na coluna 

A osteoporose pode ser a causa de quadros de dor crônica na coluna, causando fraturas frequentes. 

As vértebras são ossos de extrema importância para o movimento do corpo, por isso, fraturas nessas regiões causam dor intensa e dificuldades de locomoção. É preciso estar atento aos sintomas que podem indicar a osteoporose na coluna. 

Sintomas 

Os principais sinais de osteoporose na região da coluna são: 

  • Dores agudas; 
  • Dores crônicas; 
  • Problemas de postura; 
  • Surgimento de deformidades, como a corcunda; 
  • Fraturas frequentes. 

Diagnóstico 

Normalmente, essa condição é primeiramente identificada por meio de exame físico feito por um médico ortopedista. 

Em seguida, podem ser feitas radiografias (o famoso raio-x), ressonâncias magnéticas, topografias e o exame de densitometria óssea – que avalia a densidade dos ossos. 

Tratamento 

O tratamento dessa condição visa diminuir a perda mineral nos ossos, e dessa forma aliviar as dores e diminuir o risco de fraturas. 

Todo tipo de tratamento deve ser seguido sempre de acordo com um médico. 

Conheça as principais formas de tratar a osteoporose na coluna. 

Exercícios físicos 

As atividades físicas de fisioterapia contribuem para a remineralização dos ossos, ajudando também a fortalecer as costas. 

Alimentação 

A alteração na dieta pode ser recomendada como forma de lidar com a osteoporose. Normalmente, os médicos recomendam uma alimentação rica em cálcio e vitamina D. 

Medicamentos e suplementos 

São vários os medicamentos que podem ser recomendados, o mesmo vale para os suplementos. 

O foco é sempre em opções que contam com vitamina D e cálcio, nutrientes importantíssimos para formar e manter os ossos. 

Por isso recomendamos o DK2 Plus, suplemento da Doctor’s First, que favorece a massa óssea e ajuda a prevenir a osteoporose. 

Lembre-se: só consuma suplementos depois de consultar o seu médico. 

Gostou do conteúdo? Confira mais materiais que te ajudam a se cuidar no blog da Doctor’s First.