O hormônio do sono é vendido na forma de suplemento, e tem funções que vão além de melhorar a qualidade do sono. Confira os benefícios da melatonina
Você já ouviu falar em melatonina? O chamado “hormônio do sono” é vendido na forma de suplemento e pode ser um importante aliado para dormir melhor. Confira tudo sobre esse composto!
O que é a melatonina?
A melatonina é um hormônio. Sim, é isso mesmo: esse composto é produzido naturalmente pelo nosso corpo, mais especificamente na glândula pineal.
Mas sua função faz com que entendamos porque ela é consumida, também, como suplemento.
Para que serve a melatonina?
Esse hormônio desempenha o papel de regular o ciclo circadiano. Esse é o ciclo responsável por controlar várias funções do nosso corpo ao longo do dia, funcionando mais ou menos como o que chamamos de “relógio biológico”.
Ou seja, é um tipo de controlador automático do que o nosso corpo faz, seja de dia ou de noite, incluindo a hora de dormir.
Por isso há a relação da melatonina com o sono. O hormônio é produzido só quando não há luz (ou seja, à noite).
O problema da falta de melatonina
Como vimos, esse hormônio está diretamente ligado ao controle, por parte do nosso corpo, da hora de dormir.
É natural, no entanto, que com o passar dos anos a produção desse hormônio diminua – o que ajuda a explicar casos de insônia, por exemplo.
É nesses casos que é recomendada a suplementação de melatonina, que é sintetizada e vendida no formato de comprimidos. Mas lembre-se: antes de comprar, procure orientação do seu médico.
Benefícios da melatonina
Vamos agora listar os principais benefícios desse hormônio, começando pelo mais óbvio.
Melhora na qualidade do sono
Sim, a melatonina é comprovadamente um aliado para melhorar o nosso sono, induzindo ao relaxamento antes de dormir (cuidar sempre em apagar a luz e evitar as telas para que o hormônio seja produzido).
Melhora no tempo de sono
Além da qualidade, é importante dizer que a melatonina desempenha um papel de regulação do corpo, definindo melhor os ciclos de atividade e repouso – assim, aumentando o tempo total de sono.
Equilibra o gasto energético
Justamente por atuar na regulação dos ciclos, o hormônio contribui para equilibrar o gasto energético do corpo, podendo ser um aliado para prevenir a obesidade.
Ação antioxidante
Além dos efeitos no sono, a melatonina também é um antioxidante. Isso quer dizer que a substância fortalece nossa imunidade, ajudando a prevenir doenças.
Redução de acidez no estômago
Outro efeito da melatonina é que ela diminui a produção de ácido no nosso estômago.
Por isso, é utilizada também no tratamento de condições como o refluxo gastresofágico.
E aí, sabia de todos esses benefícios da melatonina? Aproveite e visite o site da Doctor’s First. Contamos com opções de suplementos de melatonina e muitos outros compostos.