homem aponta para dor na coluna

Conheça os tipos de dor na coluna, as principais causas e como diagnosticar e tratar esse problema 

Com certeza você já ouviu alguém dizer que está com dor na coluna. Esse é um problema bem comum, mas que pode esconder uma outra condição, que apresenta um risco maior para a saúde. Confira mais sobre esse tipo de dor. 

Dor na coluna: tipos 

Dor na coluna é uma forma genérica de chamar todo tipo de dor na região. Mas, na verdade, a coluna é composta por três regiões: a cervical, a dorsal e a lombar. 

  • A cervical é aquela mais perto do pescoço, e a dor nessa região é chamada de cervicalgia. 
  • A dorsal é a região do “meio” das costas, onde estão ligadas as costelas. A dor na região é a dorsalgia. 
  • Mais conhecida, a lombar é a parte inferior da coluna, acima das nádegas. A dor nessa região é a chamada lombalgia, ou dor na lombar. 

Causas 

Existem várias possíveis causas para a dor na coluna, seja nas regiões cervical, dorsal ou lombar, tanto nos músculos quanto nos ossos. Confira algumas das principais: 

Sedentarismo 

A ausência completa de exercícios físicos causa enfraquecimento na musculatura do corpo, em especial na região abdominal, pélvica e das costas. Essa condição favorece a dor na coluna, e nesse caso especialmente na região da lombar. 

Postura incorreta 

Sim, aquela ideia de que sentar errado na cadeira ou no sofá interfere na nossa saúde é verdade. Isso porque ter uma boa postura ajuda no equilíbrio entre os músculos e os ossos no corpo. 

Dessa forma, a má postura favorece alterações na estrutura da coluna, além de prejudicar os músculos e as articulações, causando todos os tipos de dor na coluna. 

Obesidade 

O excesso de peso é uma das principais causas da dor na coluna. Isso acontece porque há uma sobrecarga de peso nas vértebras, colaborando para as dores na região. 

Hérnia de disco 

Essa condição de saúde ocorre quando um disco da nossa vértebra sofre uma ruptura. Neste caso, ocorre uma compressão de nervos, gerando dores tanto na lombar quanto nas pernas, braços e até na região do pescoço.  

Em casos mais graves, a hérnia de disco pode exigir uma cirurgia para ser corrigida. Consulte um médico sempre que tiver qualquer suspeita. 

Estresse 

Cada vez mais, sabemos como os sintomas de saúde mental se relacionam com sintomas de saúde física. É o caso do estresse, que faz com que o corpo libere hormônios como o cortisol, que gera rigidez nos músculos. 

Dessa forma, episódios seguidos de estresse podem gerar dor na coluna. 

Como diagnosticar? 

Apresentamos apenas algumas das causas para a dor na coluna. Existem muitas outras, e por isso o recomendado é buscar um médico sempre que qualquer dor comece a aparecer com frequência. 

Com o apoio de radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas, é possível entender melhor cada caso, analisando também histórico familiar e possíveis episódios traumáticos – como quedas e acidentes. 

Tratamento 

Após diagnosticar, um médico vai indicar as melhores formas de tratar cada caso de dor na coluna. 

As principais formas de tratamento são: 

  • Medicamentos – remédios para aliviar os sintomas; 
  • Fisioterapia – uso de exercícios, massagem e outros estímulos; 
  • Repouso – descanso em posições determinadas para melhorar a dor;
  • Cirurgia – necessária em alguns casos para resolver definitivamente o problema.  

Suplementos também podem ser indicados, tanto para prevenir quanto para tratar cotidianamente os sintomas – seja nos ossos ou nos músculos. É o caso do Osteo 2 Complex da Doctor’s First, um suplemento indicado para o fortalecimento dos ossos. Clique aqui para conhecer! 

Gostou do conteúdo? Confira mais dicas para a sua saúde no blog da Doctor’s First.