Exercícios físicos são essenciais para a saúde do corpo, mas a mente também precisa de cuidados. A prática de Pilates une ambas as coisas: benefícios para mente e para o corpo. Foi criada em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, por Joseph Pilates, que era prisioneiro de guerra. Para manter o próprio corpo e o de seus colegas prisioneiros, ele improvisou aparelhos com as camas para poderem se exercitar no pouco espaço. 

Pilates é praticado desde então pelo mundo e traz inúmeros benefícios tanto para o corpo como para a mente. Continue lendo e aprenda alguns deles! 

Benefícios físicos 

Para quem não conhece, a ideia que se tem de Pilates pode fazer parecer que é uma prática com pouco esforço, mas não é bem assim. É um grupo de exercícios de baixo impacto, o que significa que articulações não sofrem o tanto, por exemplo, sofreriam em uma corrida, que elas precisam aguentar o impacto de cada passo. É um excelente exercício para idosos por causa disso. 

estes são os benefícios físicos do Pilates: 

Força muscular 

Mesmo com o baixo impacto, os músculos podem ser exercitados. Os aparelhos de Pilates modernos são versões aperfeiçoadas do que Joseph Pilates improvisou e ainda mantém o foco nos mesmos princípios, focando o exercício em força, equilíbrio, flexibilidade e união de cuidados do corpo com a mente. 

Flexibilidade e equilíbrio 

A flexibilidade é um dos pontos fortes da atividade. Com ou sem aparelhos, os exercícios exigem flexibilidade do praticante e permitem que ele melhore nesse aspecto. Em poucos meses já é possível sentir grandes mudanças. 

Densidade óssea 

Pilates é um exercício que fortalece os músculos, mas também tem efeito positivo nos ossos. Nosso esqueleto é parte-viva de nosso corpo e também sofre mudanças em decorrência de exercícios. 

Especialmente se combinado com uma dieta rica em cálcio, o Pilates pode aumentar a densidade óssea, o que é uma proteção contra fraturas e dores. Além disso, o fortalecimento ósseo ajuda as articulações que, no Pilates, ficam protegidas de altos impactos. 

A combinação de Pilates com suplementos para cartilagens e articulações pode ajudar ainda mais a protegê-las! 

Postura 

O Pilates também ajuda a melhorar a postura. Ele serve para garantir um corpo saudável como um todo e uma coluna ereta é importante para isso. 

Especialmente no caso de pessoas que passam muito tempo de seu dia sentadas, a manutenção da postura através de exercícios como o Pilates é uma excelente ideia, em qualquer idade. 

Benefícios para a mente 

Além das vantagens físicas que a prática traz, também é possível ter benefícios mentais. Durante o exercício, você controla a respiração, que é parte importante da prática. Diferente de exercícios aeróbicos, que usam muito oxigênio rapidamente, o Pilates é uma prática geralmente anaeróbica. 

Entretanto, o oxigênio ainda é usado e parte do esforço vai para o controle da respiração. Isso traz diversos benefícios como: 

Concentração e foco 

Controlar a respiração exige concentração e quanto mais você pratica, melhor fica. Essa habilidade pode ser levada para outras áreas, como estudos, leitura e projetos, além de outros exercícios que podem se beneficiar do foco, mesmo usando a respiração de maneira diferente. 

Alívio de ansiedade e estresse 

A prática de qualquer exercício por si só já libera hormônios e neurotransmissores que reduzem estresse e ansiedade. Somado a isso, o Pilates tem ao seu lado as técnicas de respiração e foco, que ajudam a pessoa a se focar no momento e aliviar crises de ansiedade. 

Aumento da disposição 

A prática de exercícios físicos frequentes traz uma melhora da disposição rapidamente notável e é um dos principais benefícios do Pilates. Junto de todos os outros benefícios, a prática, como um todo, é excelente tanto para o corpo como para a mente! 

 

Agora que você conhece alguns dos benefícios de Pilates, compartilhe com seus amigos para que eles conheçam também! E lembre-se de acessar o site da Doctor’s First para conhecer excelência em suplementação!